Monday, October 13, 2008

As reprovações

Cartas ao Director

As reprovações, Público 13 Out 2008

O país faz orelhas moucas, mas eu
vou repetir (mais uma vez) esta
verdade de La Palisse, tal como
tenho feito ao longo dos últimos
20 anos: as reprovações, pela
própria natureza da escolaridade
obrigatória, são incompatíveis
com um ensino de qualidade e um
alto rendimento escolar. Os países
nórdicos (Suécia, Dinamarca e
Finlândia), reconhecidamente os
países onde o ensino é mais exigente
e de maior qualidade, já perceberam
isto há muito tempo. Nestes países,
os alunos não reprovam no ensino
obrigatório, independentemente dos
níveis atingidos a cada disciplina.
Por estranho que pareça, são
precisamente as reprovações,
na escolaridade obrigatória, que
obrigam a que se aldrabem os
resultados, se nivele por baixo
e se inflacionem as notas. Com
efeito, se os professores, com o
nosso sistema de reprovações,
fossem exigentes e atribuíssem as
classificações de acordo com o nível
de conhecimentos atingido pelos
alunos, o insucesso e o abandono
escolar atingiriam números
impensáveis e inadmissíveis num
país da União Europeia.
Então, o que é que se faz para
se fingir que temos um ensino
exigente e de qualidade? Aldrabamse
os resultados e inflacionam-se as
notas, com vista a transmitir a falsa
ideia de que os alunos atingiram os
objectivos. E como há sempre 20%
de alunos que reprovam, isso ajuda a
dar credibilidade à aldrabice.
Quanto aos 20% dos alunos que
reprovam, por muito que custe
ouvir, a verdade é que 99% destes
alunos acabam por passar, por
antiguidade, no ano seguinte ou dois
anos depois, a saberem, em regra,
menos do que sabiam no primeiro
ano que reprovaram e com a mesma
nota dos que passaram por mérito
quando eles reprovaram. Ou seja,
sem nada fazerem, acabam por
terminar a escolaridade obrigatória
com o mesmo nível daqueles que
sabiam muito mais do que eles.
Ora, isto não só é absolutamente
injusto e desmotivador para alunos
e professores, como faz com que
as classificações atribuídas pelos
professores não tenham qualquer
relevância informativa.
Pelo contrário, se os alunos não
reprovassem, as classificações
atribuídas pelos professores
poderiam reflectir o verdadeiro
nível atingido pelo aluno a cada
disciplina, permitindo dessa forma
a qualquer pessoa (aluno, pai,
professor, analista, empregador,
ministra, etc.) interpretar os
resultados, tomar medidas e extrair
daí as consequências. Neste caso,
se um aluno quisesse terminar a
escolaridade obrigatória com nível
três, não lhe bastava ficar sentado
no seu lugar à espera que o tempo
passasse, teria de trabalhar e de se
esforçar para isso, caso contrário
terminava com nível um. Além
disso, isso valorizava e credibilizava,
inevitavelmente, os certificados
de habilitações, evitava que os
repetentes se amontoassem nas
turmas à espera da sua hora de
passar sem fazer nada e permitiria
à ministra e à escola encaminhar
e apoiar os alunos com nível um e
dois, com vista à sua recuperação.
Se não fôssemos um país de
cabeças duras, não seria difícil
chegar a esta conclusão. Assim,
resta-nos esperar que os nossos
ministros, secretários de Estado,
professores, comentadores e outros
inteligentes, de tanto baterem com a
cabeça na parede, a consigam abrir.
Santana-Maia Leonardo, Abrantes

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